sábado, 31 de março de 2012

Rio Preto 125 Km de Speed - Café da manhã na Casa da D. Neusa Murari

É isso aí meus amigos bikers!

Qualquer motivo vira um pedal pra valer!
O Marco Murari, pra quem não sabe, é oriundo de São José do Rio Preto. Seus pais e sogros são de lá.
Como estava com saudade e faria uma visita familiar aos pais, combinou com a Rita (sua esposa) que iria de bike e a encontraria lá.
Pronto! Já arrumou companheiros pro "pedalzinho até Rio Preto" com direito ao famoso e delicioso café da manhã na casa da Sra. Neusa Murari.
Ah! Famoso tbm é acordar o Sr. Murarão (pai do Murarinho). Isso já está se transformou num ritual...
Hahahaha...
Combinamos sair bem cedo, ao rair do dia para evitar o sol intenso do meio dia.
Saimos da casa do Marco Murari às 06:05h e entramos na Rodovia Washington Luis às 06:15h. De Catanduva a Rio Preto foi ritmado e sem paradas com ventinho fresco a favor. Apenas trocamos o pneu furado da Bike do Zé Augusto pouco antes do Carrefour.
Chegamos na casa dos pais do Mura e fomos muito bem recebidos (como sempre). Café da hora, bolo, frutas, pães, queijos, etc, etc... Comemos pra caramba. O Marco nos acompanharia de volta até encontrar a Rita vindo para Rio Preto. Pouco antes de sairmos a família do Marco chegou e ele não saiu de volta. Mas queria pedalar mais...
Neste pedal estreiei um GPS Garmin 800 que apresenta um plus: Temperatura ambiente.
Saímos de Catanduva com 16 graus e iniciamos a volta para Catanduva com 28 graus. No horario mais quente, a temperatura marcou 37 graus na "moleira". Incrível variação de 21 graus no período da manhã.
Voltamos para Catanduva com vento contra que ajudou a refrescar, mas judiou.
Chegamos muito bem, sem intercorrências ou acidentes.
Foi um ótimo pedal em um típico dia de outono: friozinho pela manhã (sem incomodar), céu aberto e sem nuvens, luminosidade total e muito quente ao meio dia.
Fomos diretos para a Sempre Bike encontrar outros bikers e comentar essa excepcional manhã de ciclismo e repetir que "PERDEU QUEM NÃO PODE IR!!"

OBS 1: Ainda falta postar o último pedal pelo Caminho da Paz. Não esqueci, não!

OBS 2: O Pedal da Lua Cheia está confirmado e quem puder comparecer vai participar de um evento sempre muito divertido.

domingo, 25 de março de 2012

Vila Roberto pós chuvas da madrugada

Salve amigos bikers,

Durante a semana havíamos programado fazer a Serrinha de Sta Adélia e percorrer a distância de 85 Km com média de 21 Km/h. A idéia seria treinar esse ritmo com paradas muito rápidas.
Confirmaram o pedal eu (Braz) Murari, Zé Augusto, Renatinho e o Dú Romero. Pouco depois da meia noite o Renatinho e o Dú desistiram devido a chuva da madrugada.
Sábado amanheceu um dia lindo com pouquíssimas nuvens, sol entre nuvens e uma brisa fresca. Estava anunciado um ótimo dia de pedal. 
Hoje cedinho saimos pelo Condomínio Luminar em direção ao Km 7 e Vila Roberto via granja e igrejinha. O estradão batido estava muito bom, mas os longos trechos de areião molhado dificiltaram muito o percurso. Parecia um velcro que não dava trégua nem nas descidas. O trecho da Fazenda J. Marino até a ponte de concreto estava cheia de facões e a descida com barro super liso.
Os Pneus SPZ Renegade Racing da LooK do Zé Augusto fizeram ele sofrer mais ainda. Com seus cravos super baixos e muito velozes em piso duro, não tracionavam com eficiência e as descidas nos saibro molhado era perigosa. Mas a técnica supera os obstáculos...
Com essas e outras chegamos ao cruzamento da paineira e descidimos voltar pela Faz. Experimental. Deixamos para outra vez a Serrinha de Sta Adélia e toda a programação do treino mudou. Já imaginaram com estaria a subida da Serra com todas aquelas minas d'água?
Fechamos com 55 Km pedalados em terreno pesado muito aderente. Mas valeu como treino de força.
Ah! O seu |Irineu, velho companheiro de todos os pedais, não pode comparecer nesta roubada devido compromissos com o trabalho. Mas que ele gostaria desse pedal, certamente sim.
Domingo de manhã vamos com as speed pelo caminho da paz, 65 Km, treinar cadência. Espero que muitos nos acompanhem.
ABS. BRAZ.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CATANDUVA na 2ª Etapa – Copa Paulista de Mountain Bike 2012

Amigos do Pedala Catanduva,

Estamos familiarizados com a Copa ALIGA de MTB da qual participamos há dois anos.
A região de Araçatuba sedia um campeonato de MTB que "ainda" não participamos efetivamente.
É a Copa Paulista de Mountain Bike.
A COPA PAULISTA DE MOUNTAIN BIKE é realizada a 10 anos e teve sua primeira edição na cidade de Araçatuba estado de São Paulo. O evento que já foi chamado de Copa Caloi e Copa Noroeste, vem crescendo a cada ano e em 2012 passará ser chamado de COPA PAULISTA DE MOUNTAIN BIKE, tendo como responsável desde o inicio Oscar da Silva Filho e sua equipe de colaboradores.
Em 2012, pela primeira vez, a COPA PAULISTA DE MOUNTAIN BIKE terá etapas nas cidades de Bauru e Presidente Prudente, além da cidade de Bilac que receberá o evento pela 5ª vez. A cidade de Araçatuba/SP será sede da abertura e encerramento do evento. Em sua edição 2012 o campeonato terá etapas no estilo Cross County Maratom (estradas e trilhas), Olímpico e Cross Country Olímpico (circuito fechado).
A COPA PAULISTA DE MOUNTAIN BIKE será supervisionada pela FEDERAÇÃO PAULISTA DE CICLISMO e seguirá as orientações estabelecidas pelo Delegado da Federação (Sr. Isael Elias Caetano – o Alemão) que acompanhará todas as etapas do campeonato.

O calendário de Provas do primeiro semestre de 2012 foi definido.
DATA LOCAL ESTILO
05/02 Araçatuba/SP Mountain Bike Maratona
18/03 Bauru/SP Cross Country
15/04 Bilac/SP Mountain Bike Maratona
20/05 Pres. Prudente/SP Cross Country
10/06 Araçatuba/SP Mountain Bike M./100Km

Como foi nossa participação:

A 2ª Etapa foi realizada em Bauru e tivemos nossa primeira participação com ótimos resultados.
Num circuito total de 40 Km e todo tipo de terreno com trilhas, em matas fechadas, trecho urbano, com asfalto, paralelepípedo, subidas com cascalho, trilha molhada e areia. As categorias Pro correrão 4 voltas, totalizando 40 Km. O percurso da 2ª Etapa teve um visual de tirar o fôlego, com belas paisagens em uma região de fácil acesso . A largada/chegada foi realizada no estacionamento do AUTO FEST, que fica às margens da Rodovia Marechal Rondom, Km 335.
 
CARLOS NASCIMENTO (Carlão da Sempre Bike) cravou o 1º LUGAR na categoria sub 40.
WAGNER VILLAS BOAS marcou o  6º LUGAR na Veteranos.
O Edson Corradi estava inscrito mas não correu.

PARABÉNS AOS NOSSOS CICLÍSTAS.

domingo, 18 de março de 2012

Termas de Ibirá - Sempre uma ótima opção

Saudações a todos os amigos bikers,

Sempre que pensamos em pedalar 70 Km algumas opções vêm à mente. Ariranha, Tabapuã com Catiguá, Serrinha de Sta Adélia, Pirangi e a sempre bem vinda Termas de Ibirá.
O Zé Augusto vinha a tempo querendo fazer o caminho até Termas e sábado deu certo. Vários amigos estavam ocupados no sábado de manhã, mas eu (Braz), Zé Augusto e Murari combinamos sair às 7h.
Fomos cortando por dentro sem passar por Elisiário. Minha intensão era fazer direto pela laranginha, mas com a cana alta eu perdi algumas das referência e saimos dentro da Fazenda do Sr Vladimir Zancaner (in memorian).
Foi uma feliz "errada" de percurso. Descobrimos um trecho com descida muito técnica e longas subidas antes de chegar à Fazenda. De lá chegamos na estrada que dá acesso ao grande tunel verde que antecede termas. Desde abril 2011 eu não o atravessava. Está mais fechado e sombreado que antes.
Em Termas foi difícil encontrar um bar aberto para a devida rehidratação. Mas chamamos o dono de um deles que nos serviu muito bem.
Saímos com destino a Elisiário com forte vento contra até Catanduva.
Foi um ótimo treino com muita varição de terreno e suas respectivas ténicas.
Até o próximo pedal.
P.S.1: Já definimos o percurso do VII Pedal da Lua Cheia. Vejam do lado esquerdo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Murari de Bike Nova: Giant Anthem X

Salve amigos do MTB,

Hoje pela manhã saimos para inaugurar a nova MTB do Marcos Murari.
A estreia de sua nova Giant Anthem X com suspa Fox Terralogic foi pra valer. Sem querer encaramos um percurso muito acidentado e bem pesado devido as últimas chuvas.
O Zé Augusto, eu (Braz) e o Murari fizemos um giro de 35 Km saindo pelo Luminar e descendo pela Galopeira. A descida da Galopeira esta um terror de tantas valetas e buracos. Perigosíssima e muito técnica. UHÚÚÚÚÚ´... Vamos de novooooo...
Voltamos pela Fazenda Santana subindo o Carvoeiro.
O Murari está com postura bem melhor e com pegada bem mais agressiva. Aquela posição de "cicloturista" já era. Isso sem nenhum ajuste específico. Se fizer um bike fit os ajustes certamente ajudarão e a performance aumentará.
O bicho vair pegar... Vamos aguardar pra ver...

PARABÉNS VEIÃO.
TODA SUA EXPERIÊNCIA NO CICLISMO MERECIA ESSE UP GRADE.

sexta-feira, 9 de março de 2012

GIANT XTC 29er COMPOSITE

Amigos bikers,

Definitivamente abandonei as MTB com aros 26". Depois de um ano pedalando minha Giant Anthem 29er e cada vez menos usando minha Giant Anthem X 26", eu cheguei à conclusão que pedalo melhor as Big Wheells.
Esta semana recebi minha 2ª Giant 29er. Desta vez escolhi o modelo XTC Composite (hard tail) XTR 30v.
Ela é bem diferente da minha full. É 6 cm mais curta e ângulo do head tube é menor, o que me projeta mais para cima do guidão. A linha do joelho com o movimento central tbm é deslocada para frente e pedalo mais verticalmente.
Em resumo, a bike é mais agil, leve e mais arisca tbm. Certamente minha full desce com mais segurança e velocidade, mas no geral A nova bike 29er deve ser mais veloz.
Agora é treinar e aguardar a Maratona SBR 62 Km em Rio Preto e ver como me saio nesta prova longa.

Aproveitando a luminosidade lunar, inaugurei a GIANT Composite 29er ontem. Saimos para um pedal curto e veloz até Caputira. Saímos da Sempre Bike (autorizada Giant) o Irineu, Dú Romero, Zé Augusto, Leandrão, Carlão e Eu (Braz) às 19h.
Aproveitamos a bela noite de lua cheia para pedalar e inaugurar a máquina.
Chegamos em Caputira e sentamos para aperitivar e confraternizar. Não demorou muito e mais um grupo de bikers apareceu vindo de Elisiário. Greg, Laerte, Junior e vários outros amigos juntaram-se a nós para uma foto.
Depois de muito papo e risadas de montão seguimos para Catanduva em ritmo acelerado. Desafios não faltaram entre o Carlão e o Dú romero até chegarmos no Hotel Reisper. Muito divertido...

É isso galera, depois de 6 anos pedalando e aprendendo sobre bikes e suas nuances técnicas estou definitivamente no mundo das 29er. Isso até uma nova revolução tecnológica e mudaremos de novo.
ABS. BRAZ.

terça-feira, 6 de março de 2012

ALIGA MTB 2012 - Trip Trail Cup: 1ª Etapa em Monte Azul Paulista

No dia 26/02 o 5º GP Mont Bikers abriu a Trip Trail Cup ALIGA MTB 2012 na cidade de Monte Azul Paulista.

A cidade de Catanduva foi representada pela Equipe Pedala Catanduva (com 9 atletas) e a equipe SepreBike/Catanduva (com 3 atletas).
O campeonato ALIGA MTB 2012 será disputado no sistema Trip Trail (30 a 40Km) e cada equipe pode incluir até 10 atletas. Pontuam os 10 primeiros colocados de cada categoria.
A 1ª etapa bateu recorde de inscrições entre todas as edições da Copa ALIGA: 302 inscritos.
Completaram a prova 236 atletas e o grande campeão geral doi Welimgton de Jesus com 1h16'32" - vel. med = 29,80 Km/h.
A largada foi em movimento com todo o grupo concentrado e batendo guidões, mas sem incidentes. Após percorrermos 1 Km e atravessarmo um perigoso ponto de afunilamento sob a Rodovia SP 322, a organização parou todos os ciclistas de frente para a mais íngreme subida do circuito e a largada oficial foi dada. Deste ponto até a linha de chegada foram exatos 38 Km.
Como havia chovido nos dias que antecederam a 1ª Etapa, a trilha estava pesada e aderente, mas não choveu durante a prova.
Atravessamos vários trechos com muito barro, grandes poças d'água e córregos cruzando a estrada. A prova foi muito veloz independentemente do piso molhado.
As descidas favoreceram a velozes 29er, principamente as Full Suspention, que com suas grandes rodas e supensão integral faziam uma "leitura" melhor do terreno acidentado.
O single track de chegada era um Zig Zag na grama recém cortada e foi um desafio final bastante interessante do ponto de vista da torcida. Como as equipes estavam posicionadas em um plano mais elevado, os atletas estavam em evidência no último Km. E tome fotos...
Foram 38 Km de muita concentração e a oportunidade de por a prova os treinos e o equipamento. Muitos quebraram... Eu nunca havia me embarreado tanto. Minha 29er etava um barreiro só. Mas valeu muuuito essa prova.

Como foi nossa participação:

A Equipe Pedala Catanduva somou 28 pts e está na 9º colocação dentre as 50 equipes inscritas. Somos TOP 10.
O Dú Romero está numa das mais disputadas categorias, principalmente devido a eliminação da catagoria Elite. Para ter uma idéia, ele ficou em 13º de 34 com vel. méd = 26 Km/h. Incrível a velocidade média desa categoria.

Maxwell Ivanil Silva Sobr. SUB 20__________1h27'37"__________Vm = 26,21 Km/h
José Eduardo Romero SUB 40_____________1h28'25"__________Vm = 26,00 Km/h
José Braz Cotrim SUB 50_________________1h36'29"__________Vm = 23,75 Km/h
Marco Tulio de Pádua SUB 30_____________1h37'58"__________Vm = 23,31 Km/h
José Augusto L. do Prado SUB 50__________1h44'05"__________Vm = 21,96 Km/h
Marco Marcelo Murari SUB 50____________1h53'38"__________Vm = 20,21 Km/h
Irineu Vaqueiro Rodrigues SUB 60__________1h58'48"__________Vm = 19,19 Km/h
Carmem Silvia Guimarães FEM ____________2h13'24"__________Vm = 17,14 Km/h
Wagner Villas Boas SUB 55 ______________ Largou atrasado e desviou-se do percurso. Mas na próxima promete mostrar a que veio em 2012. Certamente ficaria entre os 4 primeiros.

A Equipe SempreBike/Catanduva não pontuou nesta etapa, mas prometem esmerilhar na próxima.

Misael Andreotti SUB35_________________1h34'41"__________Vm = 24,20 Km/h
Carlos Nascimento SUB 40 ______________1h40'37"__________Vm = 22,80 Km/h (saiu atrasado 12')
Edson Corradi não completou a prova por quebra do câmbio traseiro.


A Copa ALIGA MTB já se consolidou como um dos principais eventos do Mountain Bike Paulista e a cada ano cresce em número de atletas e na qualidade da organização.
Parabéns ao Rodolfo da Atitude Bike, ao Leminha pelo pleno apoio ao evento e ao Silveira pela postura sempre positiva.
Não posso esquecer de agradecer o acolhimento sempre amigável da Sra. Lucia e da Sta. Marina (esposa e filha do Silveira). Obrigado!

Amigos do MTB espero todos vcs na próxima estapa em Sertãozinho.
VAMOS TREINANDO SEMPRE...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Jardinópolis a Batatais: 1ª Trilha do RODRIGÃO em 2012

Boa noite Bikers!
Esta é minha primeira postagem de 2012 também!!! Rsrs.
Sei que estou meio sumido, mas a correria continua muito grande, tanto que esse ano eu só pedalei 170km até agora, contra os mais de 1200km do Irineu só em janeiro! Rsrs.
O Glauber da BC Ciclismo me chamou para uma trilha neste domingo em Jardinópolis/SP (a 10km de Ribeirão Preto), tendo como guia o nosso amigo Cassiano que mora nesta mesma cidade. O Cassiano já pedalou com a gente em Catanduva e foi ele quem resgatou o Irineu na chegada dos Canaviais de 2011.
Esteve com a gente na triha também o Nilton (Psiquiatra de Ribeirão, para cuidar das nossas cabeças na trilha! Rsrs) e um amigo seu e mais 4 bikers de Jardinópolis/Brodowski.
Saímos de Jardinópolis as 8:30 com destino ao Horto Florestal de Batatais, dando 30km (2:30) até o Horto com 15km de subidas pedaláveis e 5km de single track dentro do Horto, até chegar a sede do local para abastecer as caramanholas.
A trilha é muito boa, pois é um estradão bem batido, e não tem só cana, tendo cafezais e matas siliares, isso durante os 25km até entrarmos no Horto.
Na sede do Horto encontramos mais 5 grupos distintos de bikers, mostrando que lá é um lugar bem procurado pelos mesmos.
Após um pneu tubeless furado antes da entrada do Horto, perdemos o Glauber dentro da mata, e após uma hora esperando ele na sede, resolvemos voltar para Jardinópolis, pois além de não o encontrar, desconfiamos que ele já tinha voltado.
Mas essa uma hora de espera valeu a pena, pois além de avistarmos vários macacos, uns 15, encontrei o Vander  de carro, que foi no Caminho da Fé no ano passado, e que nos socorreu com bananas e água mineral, não deixando ele jogar todas as bananas para os macacos! Rsrs.
OBRIGADO VANDER!!!
Na volta ficamos eu e o Cassiano, onde ele nos guiou por uma trilha de 23km (1h) direto até Jardinópolis. Lembram do ditado popular "tudo o que sobe tem que descer"? Então, como na ida teve 15km de subidas, na volta prevaleceu a descida.
Passamos ao lado de Brodowski, que é uma opção de parada e também para estender um pouco mais a trilha.

Braz e Irineu, organizem a turma aí em Catanduva para um pedal em Jardinópolis, pois será uma garantia certa de diversão! Vejam uma data boa aí com o pessoal para a gente combinar com o Cassiano e o Glauber.
ABRAÇOS A TODOS!!!
Rodrigo