sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Travessia Munique (Alemanha) a Genebra (Suiça) em 1957

Salve, amantes do ciclismo.

Há algum tempo atrás eu estava mexendo em fotos antigas com minha esposa Ana Lígia e encontramos essas preciosidades associadas ao cicloturismo.
O meu sogro, Sr. Francisco Germano Becker, estudou engenharia mecânica em Munique, capital da Bavária, região sul da Alemanha.
O que eu não sabia era que ele havia feito um "pedalzinho" de 1200 Km entre Munique e Genebra na Suiça em setembro de 1957.
Eu já o admirava por sua visão da vida, sua mente globalizada e o modo como conduz sua família e seus amigos. Agora tenho mais um motivo para aumentar essa admiração: o ciclismo.
Aos 23 anos de idade, em pleno vigor físico, Seu Chico Becker (como é mais conhecido) comprou uma bike usada por 5 marcos alemães e saiu para uma aventura que é para poucos. Não tenho idéia de quanto seria isso hoje, mas o suficiente para realizar um sonho.
Ouvindo a história sobre esse cicloturista da década de 60, percebi que a estrutura e a mentalidade Alemã sobre as bicicletas superam facilmente a Brasileira. Eu estou comparando a Alemanha na década de 1960 ao Brasil de 2010, claro. Se fossemos analisar a Alemanha, Suiça e Brasil atuais no que diz respeito ao ciclismo, seria uma corrida entre uma Ferrari F1 contra um Palio. Hahahaha...
Essas fotos e essa história foram um achado para mim, que adotei o ciclismo como esporte e modo de vida muito mais saudável.
Observem bem o estilo da bike, a vestimenta com gravata, os alforges e como ele fazia para dormir.
Segundo o Seu Chico, ele escolhia um lugar seguro ao lado de uma casa, pedia licença para montar seu acampamento e usar as dependências para seus cuidados pessoais. Muito legal os Alpes Suiços ao fundo.
Fez muitas amizades pelo caminho, certamente. Na foto ao lado está um ciloturista espanhol que encontrou às margens de um lago suiço.
A última imagem é de seu retorno a Munique na casa onde morava.
Meus amigos, espero que esta imagens fortaleçam a vontade de pedalar em todos vcs. Espero que todos nossos registros sejam estimulo para que as pessoas adotem um estilo de vida mais saudável e longevo.
Eu fiquei muito mais estimulado a continuar pedalando por aí afora. Agora minha esposa não pode falar que pedalo feito um doido por aí. Tenho companhia importante na família: o Patriarca era um cicloturista. Rsrs...
Tenho amigos que fizeram o caminho de Santiago, a travessia Áustria-Suiça-Alemanha, e muitos outros percursos longos e belos. Quero que imaginem como seria pedalar uma bike tão pesada com vestimentas absolutamente diferentes das nossas. Nem um pouco "técnicas".
Deixei para mencionar por último um detalhe nas fotos. A bike tinha uma haste com a bandeira do Brasil e foi levada por todo este percurso.
Imaginem este pedal... Imaginem...
ABS. BRAZ.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PROTESTO EM RIBEIRÃO PRETO/SP DIA 16/08/11

Bom dia Bikers!!!
Infelizmente essa postagem não é para registrar algum pedal que foi realizado, mas sim para mobilizar a todos dos RISCOS que estamos correndo.
No último sábado (06/08/11) 3 ciclistas de Ribeirão Preto foram assaltados no Anel Viário da própria cidade, e além da bike roubada, um cliclista foi baleado e está se recuperando no hospital.
A idéia do protesto não é apenas para a cidade de Ribeirão Preto e os ciclistas, mas sim para todos os esportistas que praticam suas atividades ao ar livre e que estão correndo o risco de serem assaltados e ficar sem os seus pertences, além de correr o risco de MORTE.
Então convido a todos os esportistas e praticantes de atividades físicas a comparecerem no dia 16/08/11 a partir das 19h, na Avenida Presidente Vargas para um protesto organizado, na intenção de solicitar mais segurança para todos nós!!!
Esse protesto está sendo bem organizado e com pauta do que será pleiteado, não havendo tumultos e também será coberto pelas mídias do estado de SP.
Contamos com a presença de todos!!!
Abraços, Rodrigo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

15º 100 Km dos "Amigos do Pedal" em Rio Preto

AMIGOS BIKERS DE TODAS AS TRIBOS, SEJAM BEM VINDOS AO BLOG.
Dia 07 de agosto de 2011 foi realizado o XV 100 Km dos Amigos do Pedal e fomos convidados para participar. Sem dúvida nenhuma comparecemos e encaramos os 100 Km com muito prazer.
Gostaria de agradecer novamente ao Mauri pelo convite e ao Jorge e equipe pela organização deste evento ciclístico que é especial.
Antes de tudo fiz o upload de todas as nossas fotos no Picasa.
Basta clicar no

Após o Murari receber o convite em nome do Pedala Catanduva, organizamos rapidamente um grupo disposto a fazer os 100 Km. Durante nossos pedais aqui em Catanduva conversamos várias vezes sobre este evento em Rio Preto. Discutimos o tipo de piso que é bem diferente do nosso areião monstro.
Acordamos às 4h e nos encontramos em frente ao meu prédio. Com os carros carregados saímos às 5:15h.
Chegamos em Rio Preto no Posto Itaipu pouco antes das 6h e imediatamente preparamos tudo para a saída que atrasou um pouco e o pedal começou às 6:30h.
Foi idealizado um circuito que previlegiou o entorno de Rio Preto. Seria uma volta completa.
Saimos num expressivo grupo de 83 mountainbikers. O Pedala Catanduva contava com 8 ciclistas, ou seja, 10% do grupo total.
Fizemos a primeira parte do pedal que contemplava a região Sul e Oeste de Rio Preto, do Shopping sentido a Mirassol, por uma estrada que favorecia muito a velocidade. Chegamos em Mirassol com média de 24,7 Km/h. O pessoal estava animado...
Em Mirassol houve o primeiro reagrupamento e seguimos para a região Norte por uma trilha muito boa com um aclive contínuo de 3 Km. Nada que intimidasse a moçada.
Aos 45 Km houve um espetacular ponto de apoio patrocinado pela "SNC suplementos alimentícios" do amigo Milton Miyashiro e "Cia da Bike" do nosso parceiro Jorge.
Nesse ponto alguns ciclistas encerraram seu pedal particular de 50Km.
A maioria insana seguiu para a região Nordeste (Talhado) e leste (Eng. Schmidt). O cansaço nesta fase do pedal já era evidente em alguns ciclistas, mas a determinação de fechar os 100 Km era muuuito maior. E fomos para a parte final fechar os pontos cardeais de Rio Preto. De Leste a Sul fizemos a região da Vila Azul e terminamos no ponto de partida.
O almoço de confraternização foi na Associação dos Cirurgiões Dentistas com direito a uma saborosa feijoada completa.

Obrigado amigos de Rio Preto.
Avisaremos assim que o VII Pedal da Lua Cheia for agendado. Não pensem que esqueceremos de colocar vcs nessa...
E que venha o XVI 100 Km dos Amigos do Pedal. ABS. BRAZ.

Abaixo descrevo alguns dados do Polar Cycle do Zé Augusto.
Isso ilustra a dimensão da aventura em Rio Preto.

*100 Km
*Freqüência máxima 171bpm, mínima 61bpm e 2.949 calorias.
*Veloc. máxima 67 km/h e 22,4 Km/h de média.
*Inclinação máxima 15% ou 9 graus com aclive acumulado de 890 m.
*4h e 28' de pé de vela girando.
*Temperatura mínima 18ºC e máxima 41ºC.

Pedalando na Avenida 31/07/2011

Amigos Bikers,

Aproveitando a boa atitude da Prefeitura Municipal de Catanduva em bloquear a Av. Teodoro Rosa Filho ao domingos para a atividade esportiva, o Pedala Catanduva compareceu em peso e fez sua parte.
Levamos a estrutura que usamos em competições. Montamos a tenda do Pedala Catanduva, instalamos o equipamento de som, adequamos o ponto de hidratação e começamos a pedalar.
Tudo correu muito bem e o pessoal da SMELT nos proporcionou duas vias para o ciclismo devidamente sinalizadas. A Guarda Civil estava lá com duas motos provendo-nos da segurança necessária.


*A via Centro-Bairro da avenida ficou destinada aos corredores e ciclistas recreativos.
*A via Bairro-Centro ficou exclusiva para os ciclistas em treinamento com as bikes mais velozes.
*As calçadas são usadas pelo pessoal da caminhada.
As áreas da avenida foram bem distribuidas.
Essa foi uma medida muito adequada para a segurança de todos, pois as bikes de competição atingem velocidades incompatíveis com a segurança dos ciclistas recreativos e corredores. Parabéns aos organizadores, pois sem essa decisão não poderíamos participar deste evento.
Nossa base foi muito frequentada e de especial ajuda na divulgação e "agito" da avenida.
Além das fotos selecionadas para ilustrar esta postagem, o conjunto completo está à disposição no link abaixo.
Estaremos sempre na Avenida prestigiando esta medida da Prefeitura, excetuando-se os dias em que estivermos competindo fora de Catanduva.

Gostaria de salientar que a presença de todos é importante para fortalecer o ciclismo de Catanduva.



As bicicletarias de Catanduva fizeram falta e espero que nos próximos domingos elas compareçam e apareçam.

ABS. BRAZ.